Com quem frequência uma pessoa deve ir ao dentista para manter a saúde bucal em dia?

botox-odontologia-queridinho-momento-blog-ortobom-odontologia-curitiba-franquia-dentista
BOTOX – o queridinho do momento!
9 de maio de 2017
verdades-aparelho-ortodontico-que-nunca-te-contaram-blog-ortobom-odontologia-franquia-dentistas
As verdades sobre aparelho ortodôntico que nunca te contaram
16 de agosto de 2017

Consultar-se com um cirurgião dentista é fundamental para ter um sorriso bonito e manter a saúde bucal em dia.

 

Porém quanto a isso sempre surge a dúvida: para manter a minha boca saudável com que frequência eu devo marcar uma consulta no dentista? De uma maneira geral, o recomendado é que seja feita uma avaliação a cada seis meses para prevenir o aparecimento de cárie, o desenvolvimento de doenças e avaliar o acúmulo de cálculo, que pode causar inflamações na gengiva e até mesmo atingir o tecido ósseo, causando a reabsorção deste tecido e posteriormente ocasionando até mesmo mobilidades nos dentes levando a sua perda.

 

A fim de evitar tais acontecimentos, é recomendado que sejam feitos exames clínicos e radiográficos periódicos, para que possamos avaliar a estrutura óssea, lesões de cárie e até mesmo as raízes dos dentes. Estes fatores só podem ser diagnosticados através de exames radiográficos de rotina.

 

Pacientes que apresentam problemas nos tecidos periodontais, devem fazer limpezas com intervalos menores de tempo dependendo do grau de comprometimento e nível de higienização, no intuito de evitar que haja maior perda de óssea.

 

Alguns pacientes também apresentam maior predisposição a cárie e nesses casos, devem verificar infiltrações nas restaurações e presença de novas cáries, além de terapia com flúor para prevenir a instalação de novas lesões cariosas, por isso devem fazer um acompanhamento mais frequente.

 

Pacientes em tratamento ortodôntico devem fazer suas consultas com maior frequência, entre 21 a 30 dias para a manutenção do aparelho, e nesses casos, devido a maiores dificuldades na higienização pela presença dos aparatos ortodônticos (braquetes, fios, borrachinhas, etc…) recomenda-se profilaxias (¨limpeza¨) com menores intervalos de tempo para que, quando for realizada a retirada do aparelho não haja maiores perdas de estrutura dentária.

 

Com relação às crianças, a frequência das consultas odontológicas depende principalmente dos hábitos alimentares e de higiene, aqueles que consomem mais alimentos açucarados e possuem hábitos de higiene mais precária devem consultar-se até mesmo uma vez a cada quatro meses.

 

No mais, seu próprio dentista irá lhe informar sobre a frequência que você deve visitá-lo baseado em seus hábitos alimentares e condições de higiene. Nunca deixe de ir ao dentista!!!!!

 

Acesse ortobomodontologia.com.br, encontre uma unidade mais próxima e faça uma visita periódica ao dentista.

 

Autora: Dra Thaise Menezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *