Prevenção em Dentes Decíduos

odontologia-estetica-blog-ortobom-odontologia-franquia-dentistas
Odontologia Estética
19 de abril de 2017
clareamento-dental-blog-ortobom-odontologia-curitiba-franquia-dentista
Clareamento Dental
19 de abril de 2017

É frequente a perda de dentes decíduos antes do tempo, devido a cárie. Portanto é muito importante orientar os pais a cuidarem da saúde bucal de seus filhos, antes mesmo do primeiro dente decíduo nascer.

Os pais devem higienizar a gengiva do bebê após as mamadas e ingestão de líquidos e alimentos, com auxilio de uma gaze umedecida em água filtrada, com fralda de algodão umedecida ou com o uso de uma dedeira, criando assim uma rotina para que o bebê se acostume com a higienização.

Quando erupcionar o primeiro dente decíduo, que surge aos seis meses de idade, podendo ser antes ou após esse período, o bebê não vai estranhar a rotina de limpeza na boca.  Essa limpeza deve ser feita a cada alimentação, principalmente à noite para que a criança não durma sem a higiene nos dentes.

O hábito de higiene evitará também a cárie de mamadeira, que representa a forma mais comum da cárie, onde muitos pais acabam não percebendo o dente sendo destruído. Essa destruição é devido a uma dieta rica em carboidratos e açúcares durante o dia e a noite, principalmente na madrugada onde a criança começa a mamar e dorme e a higiene não é realizada.

Hábitos como os pais irem ao dentista e levar seu filho junto nas consultas odontológicas podem ajudar muito a criança, em diminuir a ansiedade e o receio em deitar em uma cadeira odontológica, adquirindo assim segurança em estar nesse ambiente que para ele é diferente. Assim quando sair seu primeiro dentinho vai ser mais tranquilo realizar visitas ao dentista, pois ele já vai estar ambientado com o lugar e com o profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *