O botox é uma marca registrada da toxina botulínica, essa toxina é extraída, originalmente da bactéria Clostridium botulinum que, por ter um efeito de paralisar a musculatura passou a ser utilizado, para fins estéticos, no tratamento de linhas de expressão, linhas faciais e no tratamento da hiperidrose (suor excessivo). A aplicação da toxina é feita através de pequenas injeções nos locais a serem tratados, o efeito começa a aparecer com 2 a 7 dias e dura em torno de 4-6 meses.Essa aplicação quando é realizada faz com que a toxina impeça a transmissão dos impulsos nervosos em direção ao músculo. Assim, a sua contração não acontece, relaxando a musculatura.
Esse processo faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, ao relaxar esses músculos impedem as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés de galinha”, o que tem grande importância na melhora estética. A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, o botox costuma trazer resultados mais visíveis e mais rápido. No entanto, a indicação do botox depende de avaliação individualizada.
O botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular, não devem ser tratados com a substância.